quarta-feira, 18 de julho de 2012

Alimentação saudável na gravidez



Existem muitos alimentos que fortalecem a saúde e aumentam a imunidade, assim como também há os vilões que vão comprometendo a vitalidade e o bom funcionamento do nosso organismo. Durante a gestação os cuidados precisam ser dobrados e refeições ricas em vitaminas, proteínas, ácido fólico, cálcio e ferro ajudam as futuras mamães a manter não só a saúde em dia, como também melhoram o humor. 

Ácido Fólico:
De extrema importância para o desenvolvimento saudável da gestação. O ácido fólico ajuda a prevenir doenças neurais, como a anencefalia e distúrbios cardíacos. É recomendado pelos médicos que as gestantes ingiram ácido fólico, pelo menos um mês antes de engravidar, quando é possível. Os alimentos ricos em ácido fólicos são as verduras verdes escuras como chicória, couve, brócolis espinafre; feijões, lentilha, ervilha e salmão.  O mais importante é conversar com o seu médico, pois também existem versões sintéticas. 

Proteínas:
Ajudam no desenvolvimento do bebê. Os médicos recomendam cerca 70g por dia. As principais fontes de proteína são as carnes, aves, ovos, leite, feijão, grão-de-bico e soja. Consulte o seu médico e veja como inserir os alimentos no seu cardápio. 

Cálcio:
É um mineral super importante na formação e fortalecimento de ossos e dentes. Os alimentos mais ricos em cálcio são: folha de brócolis, leite, ricota, amêndoas e iogurte natural. A ingestão desses alimentos garante que o bebê não use as fontes de cálcio do organismo da mãe. 

Ferro:
Para evitar o surgimento da anemia é recomendado que as gestantes não descuidem da alimentação e ingestão de ferro. A anemia na gravidez aumenta a chance de um parto prematuro, por isso é essencial que as futuras mamães caprichem em alimentos ricos em ferro: lentilhas, cereais, uva passas e carnes. 

Mamães,  consulte sempre o seu médico e um nutricionista durante a sua gestação, pois a alimentação é um fator fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê.

Um comentário: