quinta-feira, 22 de março de 2012

Crianças e livros


Nem todas as crianças desenvolvem naturalmente o gosto pela leitura, por isso é tão importante que os pais estimulem logo no inicio da vida e acompanhe o processo de aprendizado e cognição dos pequenos. Apenas presenteá-los com livros não é suficiente para despertar o interesse pela leitura, é preciso ir um pouco além. Por isso preparamos estas dicas para você colocar em prática na sua casa.

1.      Leia!
O primeiro passo é que os pais leiam. É importante que os pequenos vejam que os seus pais também gostam de ler, isso fortalece e estimula que ele faça o mesmo.

2.      Contação de Histórias
Se o seu filho ainda não sabe ler, selecione alguns livros bem coloridos e didáticos e leia para ele! Assim ele já vai se familiarizando com as palavras e cultivando o hábito de gostar de histórias.

3.      Oba, Gibis!
Os gibis são ótimas opções para as crianças! Tem uma linguagem bastante pueril, além de ser dinâmico e envolvente.  Vale também dar os gibis que permitem a criança colorir os personagens.

4.      A hora de dormir
Não deixe que a leitura seja um hábito marcante na hora de dormir. Pois assim ele vai crescer e sempre que começar a leitura vai ficar com sono. 

5.      A biblioteca
Leve o seu filho para uma biblioteca pública! Mostre a imensa variedade de títulos que tem a disposição dele. Além de um ambiente muito propício para a leitura, as bibliotecas despertam um interesse peculiar nos estudos.

6.      Clube do Livro
Chame os amigos do seu filho e monte um grupo de leitura e deixem que eles emprestem livros um para o outro. Peça para que eles contem a história que leram e desenhem a parte que mais gostaram. Atividades em grupo são sempre fortalecedoras.

E para completar, monte um espaço na sua casa para que o seu filho possa guardar os seus livros e possa sempre se sentar com tranqüilidade para ler. Crianças que desenvolvem o hábito da leitura são mais criativas e escrevem com mais facilidade e precisão. Os benefícios da leitura na infância são infinitos! Estimule! 

4 comentários:

  1. Nossa!
    Super interessante a questão da hora de dormir..
    Eu jamais tinha pensado nisso, mas faz sentido, a partir de hoje vou começar a fazer da leitura uma brincadeira, afinal ele so tem 6 meses, mas ´pe de ceod que se aprende!
    bjO

    ResponderExcluir
  2. Hoje sou ávida por livros porque mesmo quando eu ainda não lia minha mãe me dava gibis da Turma da Mônica. E conforme fui crescendo ela assinava, Atrevida, Galileu, até quando eu cresci e comecei a ler Discutindo Filosofia.

    A melhor herança que alguém pode ter é a inteligência, o conhecimento, a sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post. Incentivar a leitura faz uma grande diferença.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ameiii!
    Vou compertilhar bastanteee... principalmente com os amados que, como eu, estão curtindo muuiito estudar o processo de aprendizagem em Alfabetização - Lic. Pedagogia CEDERJ/UERJ.
    Encaixou como uma luva!
    Muiito grata! E feliz... meu pequeno Davi (3 anos) tbm agradece!!!<3

    ResponderExcluir