quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dicas para estimular as primeiras palavras


A expectativa é sempre grande quando o bebê começa a balbuciar os primeiros sons. A partir dos 6 meses já é possível ouvir as primeiras silabas e os pais logo ficam afoitos com as chances de escutar “papai” ou mamãe”.  Mas lembre-se que a fase inicial é apenas emitir alguns sons desconexos, muito conhecido entre os pais como o famoso “bebenês”.

Cada criança possui o seu próprio ritmo, por isso não se preocupe caso o seu bebê ainda não tenha se aventurado a falar. Veja as dicas que preparamos para você estimular seu filho, de maneira saudável e natural.


Fale sempre as palavras de forma correta, pois as crianças aprendem observando.

É muito comum que os pais e outras pessoas falem com o bebê com uma voz mais fina e numa entonação infantil, não tem problema. Mas não deixe de conversar com o seu bebê normalmente também, para que ele se sinta inserido nas conversas e tenha um entendimento mais claro das palavras.

Quando o seu bebê manifestar interesse por algum objeto, aproveite para ajudá-lo a construir o seu vocabulário e diga o nome correto de cada coisa que tenha chamado sua atenção.

Deixe que os pequenos vejam os movimentos da sua boca, assim ele poder imitá-lo.

Não crie muitas expectativas e nem sobrecarregue o bebê com a sua ansiedade em vê-lo falar.

Cante bastante! Selecione algumas músicas infantis que tenham rimas e acompanhe com gestos, assim você irá prender a atenção do pequeno e ele poderá aprender com mais facilidade.

É sempre bom que os bebês tenham contato com outras crianças, isso o ajuda no seu desenvolvimento. Portanto peça para o irmão ou primo brincar com o seu pequenino.

Nesta fase é brincando que se aprende, então divirtam-se muito! Um ambiente alegre, sem tensões é propício para um desenvolvimento saudável. 

C     Conte pra gente: Com quantos meses ou anos seu filho começou a falar? Qual foi a primeira palavra  do seu filho? 

2 comentários:

  1. eu já faço isso
    amooo
    é um maravilhoso
    método amei as dicas

    lindo dia bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Dicas importantes os pais precisam estimular as crianças desde bebê a começar a falar as palavras, seguindo o blog beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir