quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

É muita brincadeira! - Para você se divertir com seus filhos nas férias


Janeiro é o mês das férias e nesta época do ano é preciso triplicar o repertório de brincadeiras! Se nas atividades a alegria estiver aliada ao conhecimento, melhor ainda! Por isso, Cheirinho de Bebê preparou uma série de dicas para você se divertir com os pequenos ao ar livre.

 Tire as crianças de frente da televisão e do vídeo game! 

1.       Contação de Histórias


     Qual é a criança que não gosta de ouvir uma história? Pegue um livro bem legal, o preferido do seu filho e leia para ele! Para que a criança se envolva na atividade é preciso que seja interativo, peça para ele criar um pedaço da história, pergunte qual final o personagem principal merece. E sugira que ele chame os amigos e monte uma peça contando a história! Vale pegar alguns lençóis para fazer o cenário e as roupas do papai e da mamãe! :)

2.       Brinquedos de sucata

As embalagens podem se tornar ótimos brinquedos através da criatividade dos pequenos, e ainda são opções sustentáveis que ajudam a criar outras finalidades para o lixo que produzimos. Separe as caixas de leite, as garrafas de plástico, caixa de gelatina e tudo o que você tem na sua casa! Quando as crianças começam a fazer seus brinquedos elas exercem a sua autonomia, expressividade e criatividade.

3.       Piquenique

Verão, piquenique, férias! Três palavrinhas que combinam perfeitamente! Que tal levar as crianças para uma área arborizada da sua cidade, ou mesmo um parque florestal e fazer um piquenique com os pequenos? É uma ótima alternativa de aprendizado e conectividade com a natureza.  Comidinhas gostosas, passarinhos no céu, árvores, família, um programa perfeito para suas férias!

4.       Pintura

Toda criança, independente da idade, gosta de pintar! Que tal separar umas telas ou mesmo folhas de papel e tinta guache para colorir? Além de acalmar os ânimos dos pequenos, a pintura estimula a coordenação motora e a criatividade! Você também pode trabalhar as texturas, dando um pouco de terra, folhas secas e outras coisas que elas possam colar no papel e utilizar no seu desenho.

Lembre-se que nem só de brinquedos vive a alegria! A criança deve ter tempo para brincar, para se relacionar com outras crianças e criar suas próprias brincadeiras e jogos lúdicos.  E cabe aos pais criar essas possibilidades de diversão com os pequenos!

2 comentários:

  1. Adorei todas as dicas! Vou colocar em prática.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O melhor de depois dessas brincadeiras é tomar um bom banho com sabonete cheirinho de bebê

    Beijos

    ResponderExcluir