terça-feira, 14 de agosto de 2012

Amamentação: mãe e bebê



 A amamentação é muito importante para a mãe e a saúde do bebê, os benefícios desse ato de amor são incontáveis, além de representar o primeiro contato entre mãe e filho, um vínculo eterno na vida do ser humano.

O leite materno além de aumentar a imunidade da criança, protegendo o organismo de infecções, também estimula o desenvolvimento e crescimento do bebê, auxiliando posteriormente na mastigação, deglutição e respiração.

Outro fator importante é que o leite materno é o alimento completo para crianças até seis meses de idade. E como tem uma concentração rica em ferro,  certamente o bebê não desenvolverá uma anemia, que pode ser letal neste período.

Para uma produção de leite constante e regular, as mamães devem evitar o estresse, aborrecimento e o cansaço. Relaxe o máximo que puder e faça do momento de amamentar o seu filho, uma grande tranqüilidade.

E nunca se esqueça de procurar o seu médico quando sentir desconfortos, já que a orientação de um profissional é sempre mais confiável que qualquer outro método.

4 comentários:

  1. Eu amo amamentar mas errei muito no inicio não tive apoio e achei que tinha pouco leite e dei LA, me arrependo muito. antes dos 3 meses ele não quis mais pegar o peito ai descobri a relatação que faço até hoje, ele tem 10 meses. No meu blog contei sobre isso. http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. sigo seu blog a um tempo e gosto muito
    da uma olhada no meu

    http://meusonhoescritonasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tive um parto difícil, pois meu pai acabara de falecer e eu estava dando a luz uma menina de 8 meses que nasceu com problema respiratório e teve que ficar 3 dias na incubadora. Devido a esse período de incubação não tive a oportunidade de amamentá-la peguei mastite no peito uma inflamação nas glândulas mamárias, que foi agravando trazendo vermelhidão, inchaço e muita dor e que foi agravando ao longo do tempo. Apesar de eu ter feito todos os cuidados antes, seguindo toda as orientações médicas na preparação dos mamilos para chegada da hora da amamentação, não obtive o resultado esperado. Tratar a mastite é importante para prevenir algumas das suas complicações. Desde logo o desenvolvimento de abcessos mamários ‒ pequenos nódulos com pus que podem requerer drenagem cirúrgica. Outra das complicações possíveis envolve o alastramento do leite acumulado nos ductos ao tecido mamário circundante, causando maior dor e inflamação. Há ainda que ter em conta o facto de a mastite ser recorrente, podendo repetir-se durante o tempo de amamentação do mesmo bebê ou após um segundo parto.
    Vim pra casa e fui tão abençoada que minha filha teve duas mães de leite a minhas duas cunhadas luciana e Priscila. Luciana tinha acabado de dar a luz 15 dias antes de mim, parto normal e tinha leite de sobra pros dois. Ficava comigo no período da noite. Lucas o seu filho se tornou o meu afilhado. Priscila, tinha o meu sobrinho Lucas de 1 ano e ficava durante o dia. Esse processo, durou até os 6 meses. Minha filha foi acompanha pela Pediatra Dr. Rosa, e ela sabia que Fernanda tinha as mães de leite. Ao introduzir a alimentação, fui introduzindo tb a a mamadeira que elas as mães de leite tiravam com bombinha e eu aguardava na geladeira, para dar a ela. E acreditem se quiserem a minha filha mamãe até os 10 anos. E até hoje com seus 16 anos ela fala:- Porque não deixou mamar mais mãe, era tão???? Veja só a ideia dela quantas mães de leite teria que arrumar. Só filho mesmo! Aparecem com cada uma.kkkk Espero ter contribuído de alguma forma com vcs a minha experiência. E quero agradecer o blog Cheirinho de Bebê, o convite de ceder este espaço para relatar uma experiência que marcou muito a minha vida.

    Bju

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, passei por aqui para lhe servir um cafezinho especial.
    Olha o cafezinho!!!
    Saindo fresquinho!!!
    Ele é feito com água da fonte da vida, fervido com fogo do Espírito Santo, misturado com pó da felicidade e adoçado com a doçura do amor, preparado pelos anjos do céu, servido especialmente pra vc.
    Bju

    ResponderExcluir