quinta-feira, 21 de março de 2013

Socorro, meu filho não quer comer!




É muito mais comum do que imaginamos ver pais enfrentando verdadeiras batalhas na hora da refeição, seja porque as crianças rejeitam os alimentos ou querem brincar na mesa, o que deixa os pais desesperados e a aflitos, mas paciência é tudo que você precisa neste momento! 


Se o seu filho cria dificuldades na hora de comer, essas dicas foram feitas especialmente para vocês!  

1.       Ofereça alimentos interessantes e coloridos e deixe o seu filho ver que você também os come. Deixe que ele manuseie com as mãos e relaxe! Não exija do seu filho que ele se comporte como um adulto à mesa. Tudo tem o seu tempo.

2.       Permita que seu filho explore os alimentos, sinta seu cheiro, textura, sabor. Caso ele não aceite determinado legume ou verdura, tente em outro momento. 

3.       Não ofereça líquidos com as refeições. Deixe o suco e a água para depois.

4.       Desligue a televisão e faça da hora da refeição um momento de conversa com o seu filho, esteja inteiramente em família. 

5.       Manter um clima de tranqüilidade é essencial para que a criança não se sinta pressionada. Por isso não faça chantagens, não implore ou demonstre irritação e raiva. 

6.       Quando seu filho começar a fechar a boca pergunte a ele se não quer mais comer, e caso não queria, não force a barra. Certamente as crianças em geral não comem a mesma quantidade que um adulto.

7.       Respeite as preferências da criança, cada um tem o seu próprio paladar e é normal que ela não goste de alguns alimentos.

8.       Faça dos horários do almoço e jantar um momento de tranqüilidade e paz. Não demonstre irritação, desespero e ansiedade. A criança deve se sentir calma e relaxada.



Gostaram das dicas, mamães?! E vocês enfrentaram dificuldades com os pequenos?! Conte pra gente sua experiência!


Um comentário: