quarta-feira, 24 de abril de 2013

Crianças em contato com a natureza


A maioria das pessoas hoje vive em ambientes urbanos, onde toda a família está exposta a diversos tipos de poluição, estresse e excessos de estímulos sensoriais. É imprescindível que mesmo vivendo nestes grandes centros, as crianças tenham contato com a natureza e possam se deliciar com os inúmeros benefícios que esse ambiente pode oferecer.

Explorar o ambiente natural estimula a força criadora dos pequeninos e desafiam sua capacidade cognitiva, pois muitas novidades podem ser apresentadas e conhecidas nesses passeios, como os animais, as plantas, os minerais, as texturas e formas exóticas que a natureza possui em abundancia.

Segundo os médicos, as crianças que regularmente estão em contato com a natureza possuem o sistema imunológico mais fortalecido. E esses passeios contribuem para a diminuição da hiperatividade, favorecendo no aprendizado e estimulando a atenção periférica.

Os pais precisam alternar as atividades de lazer dos pequenos e oferecer passeios ao ar livre. Faça percursos a pé com os pequenos em ruas arborizadas. Experimentem deixar um dia o carro na garagem e explorar novas alternativas, são pequenos gestos que podem fazer a diferença na vida familiar. 

Um comentário:

  1. Fora que é tudo de bom sentir aquele ar puro. Meu filho adora ficar vendo as árvores.

    :)

    ResponderExcluir