terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tirando a fralda da criança no tempo certo



Paciência é a palavra-chave para os pais que estão tentando tirar a fralda da criança. Não existe uma idade específica e certeira para começar o desafio, mas os médicos recomendam que a partir dos 24 meses a jornada rumo ao abandono das fraldas já pode começar, já que nesta idade a criança já consegue sinalizar aos pais quando está com vontade de ir ao banheiro e se sentem incomodadas com o uso contínuo da fralda. Porém os pais devem observar se realmente a criança está preparada para esta nova fase, pois caso não esteja os pais terão mais trabalho.

O ideal é que este processo de retirar a fralda seja feito no verão, pois as crianças não usam tantas roupas como nas estações mais frias e como transpiram menos, fazem menos xixi.  Aproveite para conversar com o seu filho e diga a ele que agora ele será como “gente grande”, massageando levemente a sua barriguinha, ligue a torneira para fazer aquele barulhinho de água caindo. Também é importante que você explore o ambiente do banheiro, apresentando os objetos e ensinando para que serve cada coisa.
O importante é que os pais tenham paciência e façam tudo com tranqüilidade para que não haja traumas, respeitando o tempo e o emocional do filho, sem pressa.

Conte pra gente, como foi tirar a fralda do seu filho? Qual dica você tem para as outras mamães? 

3 comentários:

  1. O meu filho tem quase 04 anos e não faz xixi no banheiro de jeito nenhum. Pode?

    ResponderExcluir
  2. Eu tirei a fralda da minha antes dela completar 1 ano pois ela já andava pra todo lado. E muito esperta aproveitei a época de calor para deixá-la só de calcinha e toda hora ficava perguntando se queria ir ao banheiro. Foi uma fase tranquila e sem traumas.

    ResponderExcluir
  3. Meu bebê ainda está na barriga! Quando eu passar por isso volto aqui para contar minha experiência com a Kalindi! :)

    ResponderExcluir