quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dicas para uma refeição em família harmoniosa


Muitos pais enfrentam dificuldades na hora da alimentação com os filhos. Muitas crianças deixam os responsáveis de cabelo em pé nos momentos da refeição, por isso preparamos este post para que a hora do almoço e do jantar seja um momento de tranqüilidade e harmonia entre a família.

Muitos pais acabam desistindo de insistir com os alimentos quando as crianças rejeitam a comida oferecida. O ideal é não substituir a refeição pela mamadeira, esse mecanismo pode funcionar na hora, mas irá tornar cada vez mais dificultoso o abandono do objeto.

Retire os estímulos na hora da refeição, nada de televisão, videogame, celular, tablets ou brinquedos para distrair os pequenos. O ideal é que eles saibam que o momento da refeição é para comer e não brincar.

Muitos pais, pelo desespero, acabam fazendo trocas com os filhos. Se comer vai ganhar um doce, um passeio, um brinquedo. Mas esta tática só torna os pais reféns das vontades dos pequenos.  O ideal é não forçar, pois assim eles não irão associar a hora da refeição com momentos de tensão.  O almoço ou jantar em família deve ser sempre um momento harmônico e alegre.

Caso o pequeno rejeite um determinado alimento, ofereça-o uma semana depois em um novo preparo. E se ainda após muitas insistências a criança não gostar, respeite o paladar do seu filho, mas jamais substitua alimentos por guloseimas.


Conte pra gente, como são as refeições na sua casa?! 

Um comentário:

  1. que dicas maravilhosa
    sempre tento fazer o possível pra isso

    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir